Instalação Tags de Web Behavior

Modificado em Fri, 03 Feb 2023 na (o) 03:09 PM

A instalação da tag é bastante simples. Basta incluir o snippet recebido em sua ferramenta de tag management e configurar para que a tag seja disparada em todas as páginas do web site. Abaixo há um exemplo de configuração no Google Tag Manager:

A simples inicialização da tag, isto é, a inclusão do snippet no tag manager ou no cabeçalho da página, dispara um evento de coleta de alguns parâmetros da página visitada e do navegador do usuário, a fim de aumentar a precisão de identificação. Além dos dados de navegação, também é possível disparar eventos que capturam ações específicas do usuário.

Coleta de Dados: Eventos

A implementação da tag Pmweb é bastante simples e flexível. A ingestão de dados ocorre através do método pm(), que pode receber um ou mais eventos. A relação completa dos eventos está na tabela a seguir:

Identificação de usuário

O mais importante recurso da API de coleta da Pmweb é a entidade match. Ela deve ser informada sempre que for possível identificar com segurança quem é o usuário que está navegando no site. Esta identificação pode ser realizada por meio de um customer_id, e-mail ou RIID, o ID da plataforma Oracle Responsys Interact. Outro ponto importante é que a entidade match pode ser disparada de modo individual ou combinada a outras eventos. No trecho abaixo há um exemplo de identificação do usuário:

As formas de identificação de usuário possíveis são: 

A atribuição da identificação ao cookie do usuário será mantida enquanto o cookie for preservado no browser do usuário final ou até que um novo chamado de match ocorra. Também é importante mencionar que a atribuição ocorrerá na ordem descrita acima, isto é, customer_id tem preferência sobre hash md5, o que significa também que os atributos são excludentes, somente um formato deve ser informado. Caso o método utilizado para matching seja email, a tag realizará a conversão para um hash SHA-256 automaticamente, a fim de evitar que dados pessoais identificáveis (PII) sejam transmitidos e/ou armazenados.

Interação com produtos

O método pm() permite que sejam informadas interações do usuário com produtos no site. Abaixo está um exemplo de chamado:

As entidades view, click, detail, cart, remove, checkout e purchase recebem um array de elementos do tipo product com os produtos relacionados àquela etapa do funil de conversão. Ou seja, quando o usuário chega na etapa de pagamento do funil de conversão, deve ser disparado um evento do tipo checkout com o array de produtos no carrinho do usuário naquele momento.

Objeto product

As entidades do objeto product estão descritas na tabela abaixo. Repare que o único elemento obrigatório é o id, que se refere ao código (SKU) do produto. Contudo, quanto mais elementos forem informados, melhor será a capacidade da Pmweb de trabalhar a informação.

Transação de compra

Uma ação do tipo purchase sinaliza uma transação de compra efetuada pelo usuário final. Esta informação é de extrema importância para que este seja removido de campanhas de retargeting para os produtos adquiridos. Para disparar este evento, deve-se utilizar o método pm(), informando obrigatoriamente um array purchase contendo todos os produtos adquiridos (de acordo com as especificações descritas acima), além de uma entidade transaction contendo, no mínimo, os membros id e revenue (receita total, incluindo impostos e frete).

 A seguir, a descrição de cada um dos parâmetros da entidade transaction: 

Dados adicionais

A API de coleta da Pmweb permite que o cliente informe uma relação de pares chave/valor para abastecer tabelas auxiliares de dados. Para informar dados adicionais, basta acrescentar a qualquer invocação do método pm() a entidade add, de additional data. Confira um exemplo:

Um ponto importante a ser considerado é que a entidade add deve sempre acompanhar o objeto que se pretende enriquecer com dados adicionais. Isto porque durante o processamento de dados (camada de ETL), os dados adicionais serão processados junto com o evento que está sendo “enriquecido” (por exemplo, transação de compra). Desta forma, os dados serão processados de forma simultânea. 

Navegação de categoria

Nem sempre é possível associar a navegação do usuário a um produto específico. Contudo, mesmo nestes casos pode ser possível atribuir o pageview a uma determinada categoria de produto (ex., roupas masculinas). Para atender estes casos, é possível disparar um evento do tipo category, que associa o pageview a uma categoria de produto:

Configuração do tag manager

A única condição para chamar o método pm() é que a tag Pmweb já tenha sido carregada e esteja disponível. Quando o método for chamado após eventos do usuário, como o envio de um formulário, por exemplo, não é necessário realizar nenhuma modificação. No entanto, caso o evento seja disparado em todas as páginas, recomenda-se definir uma prioridade mais baixa no disparo do evento para ter a garantia que ele somente será disparado após a tag principal ter sido carregada, como no exemplo abaixo:


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