O Cashback é um mecanismo de incentivo à recompra, mantendo o cliente sempre ativo e consumindo os produtos da sua empresa, outra vantagem do cashback é o aumento de vendas, com ele, cada compra se transforma em um voucher de desconto que pode ser utilizado no futuro pelo cliente.
Obs: Regras, percentuais de acúmulo, configurações, são definidos pela marca na própria plataforma.
Como funciona?
Definição de regras
A marca tem total liberdade para definir as regras de acumulação e validade dos créditos, sendo possível estipular percentuais de bônus diferentes de acordo com a "Persona" de cada cliente.
As variáveis são:
- Tempo para creditar o saldo.
- Duração dos créditos (expiração).
- Percentual de acúmulo.
O Oto realiza uma contabilização automática do saldo com base nestas regras.
1. Cliente vai na loja e compra
Exemplo de configuração:
Na imagem acima temos o Cashback ativo e configurado para creditar o valor 3 dias após a compra, sendo que este saldo fica disponível por 180 dias.
Clientes com classificação Grupo RFV - Super VIP acumulam 3% do valor de suas compras, enquanto os demais clientes da marca acumulam 1%.
Exemplo 1: Veja esse cliente com a classificação "Super VIP" fez uma compra de R$ 600,00 no dia 01/11. Ele terá acumulado R$ 18,00 (3% de R$ 600,00), disponível para uso 3 dias após a compra (a partir de 04/11), válidos por 180 dias, ou seja, até o dia 10/07 faça o seguinte.
Exemplo 2: Um cliente com a classificação "Bom" realiza uma compra de R$ 150,00 no dia 15/11. Serão creditados em seu saldo de cashback R$ 1,50 (1,50% de R$150) no dia 19/11, que também serão válidos por 180 dias.
Caso ele não tenha resgatado este valor até a expiração dos dados, o valor é automaticamente desconectado de seu saldo.
2. Cliente volta na loja e usa o saldo
Após o cliente tomar conhecimento de que possui saldo disponível como cashback, ele poderá retornar em qualquer loja participante para usar o seu saldo.
No momento da venda, o vendedor poderá consultar o saldo disponível (visualização do saldo disponível na versão desktop e App).
IMPORTANTE : Antes de fechar a venda deve ser usado um valor validado , onde ser informado o valor que o cliente deseja substituir, o mesmo valor que deve ser lançado como desconto no lançamento do pedido / emissão fiscal. Desta forma o valor é resgatado do saldo do cliente e garante que não é reutilizado.
Um aprovado é divulgado no aplicativo e também comercializado para o e-mail está logado:
Utilize variáveis para personalizar seus templates de mensagem!
{[name]}: Nome do Cliente
{[age]}: Idade do Cliente
{[city]}: Cidade do Cliente
{[store]}: Nome da Loja
{[seller]}: Nome do Vendedor
{[promo_link]}: Link vinculado a UTM do Vendedor
{[cashback available]}: Valor disponível de cashback
{[cashback exp_value]}: valor que está para expirar
{[cashback exp_date]}: Data que o próximo valor (exp_value) vai expirar
{[cashback exp_days]}: Dias para o próximo valor (exp_value) expirar
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo