Encarteiramento Dinâmico

Modificado em Qui, 29 Ago na (o) 9:01 PM


Sabemos que o seu cliente possui relacionamento com diversas lojas, vendedores e canais. Para garantir que esse consumidor seja contatado pelo vendedor e pela loja com maior possibilidade de gerar conversão de vendas, existe o Encarteiramento Dinâmico


Essa funcionalidade traz para as marcas a autonomia necessária para editar regras de vendedor e loja de preferência, que unidas à Inteligência Artificial do Oto, garantem que o vendedor ideal converta o cliente certo.


Como funciona a distribuição dos clientes nas carteiras?

Distribuímos os clientes uniformemente, ou seja, da mesma maneira para todos os vendedores.


Levando em consideração:

  • 12 últimos meses da última compra do cliente

  • 10 últimos pedidos do cliente.


Além disso, avaliamos os status dos vendedores, se ele ainda encontra-se ativo na loja, dessa forma o cliente é direcionado para uma loja ativa e um vendedor ativo.


Isto permite que vendedores novos, consigam ter carteiras de clientes com tamanho semelhante a de vendedores mais antigos. Diariamente recalculamos quais lojas e vendedores estão associados aos clientes.


Passo a passo para a configuração do Encarteiramento Dinâmico


Acesse o Oto Web em: Oto>> Encarteiramento


Essa é a regra que o Oto vai usar para calcular loja e vendedor de preferência para cada cliente.


Clique em Editar regra caso queira alterar.


Altere a regra de acordo com suas preferências e necessidades, elas servem para “ranquear” qual o melhor critério de lojas/vendedor para entrar em contato com cada um dos clientes.

.

Arraste os critérios com o mouse para alterar a ordem.


  1. Ordenar Loja: ordenamos as lojas que ele comprou baseado na sequência dos critérios que você definir.

  • Faturamento total na loja

  • Quant. compras na loja

  • Loja mais recente

  • Lojas na cidade de residência do cliente (Match Geográfico), quando ativado, permite que as lojas localizadas na Cidade onde o cliente mora (com base em seu cadastro) sejam incluídas na classificação juntamente com as outras lojas onde o cliente já fez compras. 

  1. Ordenar Vendedor: Tendo selecionado a loja, ordenamos os vendedores aos quais o cliente já tenha comprado um produto.

  • Faturamento total com o vendedor

  • Quant. compras com o vendedor

  • Vendedor mais recente


Os critérios de vendedores servem para caso exista mais de um vendedor que já vendeu para o cliente na sua loja de preferência.

Obs:  A configuração só entrará em vigor a partir do dia seguinte da edição.

Diariamente recalculamos quais lojas e vendedores estão associados aos clientes.


Configurações de permissões

E-commerce pode receber sugestões?


Essa regra foi criada para que você possa decidir se os clientes podem ser vinculados à loja de e-commerce e, assim, permitir que a equipe de vendas do e-commerce entre em contato com eles.

Ative a seleção caso queira ligar a regra.

Substituir a regra principal pelas informações da carga de dados?

Atualmente no modelo de dados do Oto, é possível enviar informações de qual loja e vendedor você deseja que contatem cada um dos clientes, porém para que estas informações sejam utilizadas, é necessário que esta configuração esteja ativa.

Os campos previstos para recebermos as informações de loja e vendedor de preferências são respectivamente PREF_STORE e PREF_SELLER.

IMPORTANTE!

Se esta opção estiver ativa, e existam clientes que estão sem a informação de loja e vendedor definidos na carga, estes clientes vão utilizar as opções de ranqueamento definidas anteriormente nesta página.

O Oto considera duas combinações possíveis para receber estas informações:

  1. Apenas Loja: Neste caso o vendedor será selecionado através do balanceamento de carteiras.

  2. Loja e Vendedor: Neste caso o Oto irá utilizar as duas informações.

Se apenas o vendedor for enviado para o Oto, o cliente ficará atrelado à loja calculada pelo Oto.



Nivelamento de vendedores

A regra de balanceamento é executada depois de todas as outras regras, ele resolve os casos onde um cliente possui uma loja associada, porém ele acabou sem um vendedor associado.

Ele permite que vendedores novos tenham a mesma quantidade de clientes que vendedores mais antigos na loja, de forma automática, sem nenhuma edição a fazer.

Exemplo:

Cliente comprou em uma loja, mas o vendedor que o atendeu está inativo (férias, desligamento, etc). 

Como funciona a distribuição de clientes nesses casos?

  1. A Inteligência do Oto verifica se há algum vendedor ativo na loja de preferência do cliente, que também tenha histórico de vendas com ele. Se encontrar um vendedor que atenda a esses critérios, ele será escolhido para atender o cliente como prioridade.

  2. Se a configuração "Substituir a regra principal pelas informações da carga de dados?" estiver habilitada, as informações de loja e vendedor podem ser substituídas pelos dados fornecidos no carregamento de informações enviados.

  3. Caso nenhuma das situações mencionadas acima seja aplicável, o sistema realizará um balanceamento de carteiras. Isso significa que um vendedor ativo na loja será designado para atender a esse cliente.


Como fica a distribuição manual de carteira quando um vendedor tem seu usuário inativo?


Com a inteligência do Oto, as carteiras são ajustadas de forma uniforme e equilibrada, até mesmo os vendedores novos que possuíam carteiras menores, vão ter a mesma quantidade de clientes que vendedores mais antigos, dessa forma, não será preciso distribuir a carteira de forma manual na visão gerencial do App.


Seletor: Regra de Encarteiramento

Por regra padrão, as sugestões de contatos sempre são geradas para as lojas e vendedores de preferência dos clientes, entretanto, existem aquelas campanhas que pedem uma regra de encarteiramento diferente, como por exemplo as de pós venda. 


Nestes casos, as marcas possuem liberdade para definir a regra de encarteiramento durante a criação da campanha, não mais precisando solicitar o ajuste para o Suporte do Oto. Assim, garantimos um processo mais flexível e ágil para campanhas muito mais assertivas.


Passo a Passo:

Ao criar sua campanha em Oto > Gestão de Campanhas, escolha o tipo de regra para definir o enquadramento específico desta campanha.

Regras de ordem dos critérios para vendedor da última venda

  1. Vendedor da última venda
  2. Algum vendedor da última loja : se o vendedor da última venda não estiver ativo, atribui para algum vendedor aleatório da loja a sugestão.
  3. Vendedor de preferência: Se não houver ninguém na loja ativo, atribui para o vendedor de preferência.
  4. Ninguém: Se o vendedor de preferência não estiver ativo, não atribui a ninguém, não gera sugestão.


Pronto! Agora você configurou o encarteiramento dinâmico, lembre-se que a configuração só entrará em vigor a partir do dia seguinte da edição e que recalculamos diariamente quais lojas e vendedores estão associados aos clientes.

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