Classificação RFV

Modificado em Seg, 26 Dez, 2022 na (o) 3:43 PM

A segmentação RFV (Recência, Frequência, Valor) do Oto leva em consideração informações transacionais, como comportamento e histórico de compras, classificando os clientes em diferentes grupos.

Isso ajuda a identificar quais clientes são mais ou menos rentáveis ou engajados com a marca e, com isso, entendemos melhor o cliente individualmente, podendo traçar estratégias de estímulo à segunda compra (recompra), alteração de categoria, reativação e recuperação de clientes.

Também é possível agrupar, através de uma segmentação, os clientes com comportamentos similares, criando relacionamentos e atendimentos personalizados.

Como os clientes são classificados:

Todos os clientes terão etiquetas e marcações no aplicativo de acordo com sua classificação RFV:

Obs: Essa é a classificação padrão Oto, podendo ser personalizada conforme a segmentação da marca!

Passo a passo para análise dos segmentos no Oto Web:

No módulo Analytics>> O2O>>Segmentos, você tem acesso ao estudo e evolução de cada classificação.

migração de segmentos traz a evolução entre os segmentos dentro do período selecionado, enxergamos a segmentação do cliente no início do período e para onde ele se movimentou até o fim do período.

Descrição da metodologia

A metodologia de clusterização RFV do Oto é composta pelas seguintes etapas:

  1. Processamento de dados – Transformação, carregamento e consultas aos dados de transações dos clientes.
  2. Cálculo das métricas de recência, frequência e valor por cliente.
  3. Análise estatística das distribuições dos valores por cliente.
  4. Clusterização dos clientes com base em faixas de corte.

Premissas

  • São considerados para a análise os últimos 3 anos de dados de transações.
  • Presume-se que a base possui identificador único por cliente para a maior parte das transações.
  • Transações com valor superior a 0 serão classificadas como "compra" e serão considerados nos cálculos de frequência, valor e recência.
  • Transações com valor inferior a 0 serão consideradas apenas para o cálculo de valor, mas não alteram frequência e recência do cliente. 
  • Considera-se também que a base representa apenas pedidos válidos e elegíveis ao cálculo.
  • Não está incluído o tratamento de registros outliers (valores extremos), inválidos (faltantes ou incorretos), ou duplicados.

Glossário RFV

  • Compra — transações do cliente com valor maior que zero.
  • Devolução — transações do cliente com valor menor ou igual a zero.
  • Transação — qualquer pedido do cliente, incluindo compras e devoluções.
  • Receita — soma dos valores das transações do cliente.
  • Últimos N meses — período de N meses até o último dia do período que está sendo analisado.
  • Últimos 12 meses de atividade — período de doze meses até a última transação do cliente, com data base no último dia do período que está sendo analisado.
  • R (Recência): Tempo (dias) desde a última compra.
  • F (Frequência): Quantidade de compras feita no período.
  • V (Valor): Quanto o cliente gasta em suas compras, incluindo devoluções.

Lembre-se: Conhecer o seu cliente e direcioná-lo com a melhor estratégia comercial é imprescindível para o sucesso do atendimento, com a classificação RFV você entende e direciona melhor seus clientes, criando relacionamentos únicos em escala.

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