O WhatsApp pode banir contas cujas atividades violam seus termos de serviço. Sua Marca não será avisada antes de ser banida do WhatsApp, a seguinte mensagem irá aparecer:
“Seu número foi banido do WhatsApp. Fale conosco para obter ajuda.”
Se este é o seu caso, continue a leitura e aprenda como recuperar o acesso ao WhatsApp.
Motivos que podem fazer seu WhatsApp ser bloqueado
- Violação dos Termos de Serviço ou Políticas de Privacidade da Plataforma;
- Envio de mensagens discriminatórias ou ameaças a usuários;
- Envio de mensagens de spam ou mensagens indesejadas em geral;
- Divulgação de propagandas, anúncios ou outras solicitações comerciais;
- Uso excessivo de listas de transmissão;
- Uso de listas de contato de terceiros;
- Utilização de versões modificadas do WhatsApp;
- Utilização de provedores de WhatsApp não oficiais.
Dicas para evitar bloqueio ou banimento
- Só entre em contato com os usuários que aceitaram ser contatados. O passo de opt-in é muito importante. O cliente precisa ter informado o número dele e dado a você a permissão de enviar mensagens. Vale lembrar que é importante também respeitar caso ele não queira ser mais contatado pela sua empresa (Opt-out), leia mais em nosso artigo sobre o tema.
Exemplo:
- Não seja invasivo ou inconveniente. Tenha em mente que não é permitido o envio de conteúdo promocional, de marketing, de publicidade ou jogos, então evite palavras gatilhos que denotem publicidade ou conteúdo promocional.
- Dê seu toque pessoal a mensagem, seja dinâmico, cumprimente o cliente, evite textos extensos, uma mensagem humanizada evita a caracterização de Spam.
- Evite enviar muitas notificações para diferentes clientes em um intervalo pequeno de tempo, Whatsapp pode interpretar que você está enviando mensagens demasiadamente, simulando um disparador automático. Dê um intervalo no envio das mensagens, envie 10, espere uns minutos, envie mais 10, e assim por diante.
- Pedir para ser adicionado. Peça ao cliente para adicionar seu contato em sua agenda, ao fazer isso o Whatsapp entende que as mensagens enviadas são relevantes e melhora o score de entregabilidade, além dos links enviados aparecerem habilitados quando o contato é adicionado.
Exemplo:
- Envio de mensagens. Após enviar a mensagem que o Oto sugeriu, envie alguma outra mensagem manual dizendo, por exemplo, “estou à disposição para eventuais dúvidas”, ao fazer isso o Whatsapp entende que não é uma mensagem massiva, em alguns casos, dependendo da estratégia da marca, estimule o envio de áudios como a segunda mensagem, reforça, que não é um disparador automático, envio de imagens também podem ajudar.
Como recorrer ao banimento da sua conta?
Ao analisar os motivos acima e se você acredita que a sua conta não realizou nenhuma atividade que violasse os termos de serviço do WhatsApp e o seu número foi banido por engano, não se preocupe, você pode recorrer!
Para recuperar sua conta, você deve encaminhar um e-mail para support@whatsapp.com, informando que deseja que a sua conta seja liberada. É importante que neste e-mail você argumente e explique a sua versão.
Atenção! Se você tem certeza que não violou algum dos termos de serviço do WhatsApp não tenha receio de explicar isso, se possível apresente provas e casos de uso da sua empresa na plataforma.
Se como resultado, a sua tentativa para recuperar sua conta banida do WhatsApp não tiver surtido efeito, você pode entrar em contato diretamente com a equipe de atendimento global do WhatsApp Business: smb_web@support.whatsapp.com
Obs: O WhatsApp não possui número de telefone para contato.
Tenha os Termos de Serviço e Políticas de Privacidade sempre à mão, só assim você se manterá atualizado e preparado para não correr o risco de ter sua conta banida no WhatsApp. Use e abuse deste documento.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo