Criação de Audiências

Modificado em Tue, 17 Jan 2023 na (o) 11:04 AM

É através das Audiências que  decidimos quais clientes serão abordados pelas campanhas.

Utilizamos filtros na base de clientes que formam um engajamento de pessoas, estes dados podem ser exportados, ou utilizados para serem vinculados a uma campanha, reunindo essas segmentações, regras de lojas e vendedores de preferência, teremos as sugestões geradas para os vendedores trabalharem no App do Oto.


Exemplos de engajamento:

  • Campanha Aniversariantes do dia

Filtro utilizado na audiência: Buscar todos clientes que estão de aniversário na data de hoje.

  • Campanha Vestidos VIP

Filtro utilizado na audiência: Buscar todos clientes VIP do sexo Feminino que tenham comprado itens da linha vestido.


Passo a passo na criação da audiência:


O primeiro passo para construção de um engajamento de clientes é através de Audiências.

Acesse o Oto Web em: Gestão de Audiências>> Audiências

  1. Selecione a opção Criar nova Audiência.

  2. De um nome ao filtro em Nome da Audiência.

  3. Se desejar, faça um descritivo sobre a audiência.

  4. Em Adicionar Condição selecione o tipo de segmentação que deseja.

  5. É possível criar filtros de exclusão, informando ao sistema a regra de quem dentro do grupo selecionado não deverá receber a comunicação.


No botão é possível adicionar segmentações, esse conectivo serve para relacionar duas informações e traz consigo o sentido de  “simultaneamente”, ou seja, duas informações ocorrendo ao mesmo tempo. 

No exemplo de engajamento abaixo o Oto trará pessoas que se enquadram somente nesses filtros, chamamos de condição “e”:


Pessoas que moram em Porto Alegre “e” que deram Optin para envio de mensagens ”e” que possuem o telefone tamanho 13 dígitos. 


A condição “OU” (botão incluir novo grupo)  também serve para conectar duas informações, mas aqui a intenção é  somar as segmentações.

No exemplo abaixo, estamos segmentando pessoas que moram em Porto Alegre, adicionando as pessoas que moram em São Paulo.


Dica do Oto!

Algumas segmentações (filtros) são extremamente importantes e sua utilização faz diferença na utilização do App pelo vendedor, evitando contatos com clientes que não deram autorização para envio de mensagens (Opt-out), ou com telefones inválidos, então a dica é, adicione essas condições em TODAS audiências criadas para campanhas de WhatsApp no Oto App:

Na faixa EXCLUIR é possível criar filtros de exclusão, informando ao sistema a regra de quem dentro do grupo selecionado não entrará no engajamento, pode ser utilizado também para criar uma quarentena de contato, veja o exemplo abaixo:


Adicionando na faixa “Excluir” o filtro “Recebeu contato a menos de xx dias” o sistema acatará a quarentena de acordo com o tempo incluído no segmentador de audiências, pode ser aplicado também por campanha ou ação específica.


Após incluir os parâmetros e filtros necessários na sua audiência clique em "Próxima etapa”


Clique em “Criar audiência” e pronto, audiência criada com sucesso!

Caso queira, você poderá exportar essa audiência para um arquivo CSV!

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