Critérios do segmentador de audiências

Modificado em Fri, 16 Feb 2024 na (o) 12:18 PM

Critérios do segmentador de audiências


Trazemos neste artigo um apoio na construção de suas audiências, pois é através delas que decidimos quais clientes serão abordados pelas campanhas. 

Utilizamos os critérios abaixo para formar a segmentação de pessoas, estes dados podem ser exportados, ou utilizados para serem vinculados a uma campanha.


Dica do Oto! Se você procura um critério específico, de um “ctrl F” na página, você encontrará facilmente a condição que precisa.

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Contato

Telefone celular (tamanho):cliente com o telefone celular informado, o tamanho correto para que o cliente possa ser contatado pelo Whatsapp é de 13 dígitos (DDI+DDD+Telefone) Exemplo: 51999999999. 

Telefone fixo: cliente com o telefone fixo informado. Exemplo: 5133333333.

Endereço de email: cliente com o email informado.Exemplo: cliente@pmweb.com.br.

Permissão whatsapp: cliente cujo WhatsApp tem a permissão informada.

Permissão mobile (SMS e Ligação): cliente cujo telefone celular tem a permissão informada. Exemplo: opt-in.

Permissão de email: cliente cujo email tem a permissão informada. Exemplo: opt-in.


Identificação

Id do cliente: customer_ID, clientes com ID informado. utilizado em marcas que tenham integração com Responsys configurada (Salesforce ou Wake não disponível). É o código de identificação que a marca envia para o Oto. É uma decisão da marca qual código vai ser enviado. Existem marcas que utilizam o cpf, existem outras que utilizam um código interno próprio

Número de documento: clientes com número de documento informado, geralmente CPF ou RG.

Responsys Interact ID: RIID informado, utilizado em marcas que tenham integração com Responsys configurada.


Informações Pessoais

Primeiro nome: primeiro nome do Cliente Informado: Exemplo: Maria

Nome do meio: sobrenome do meio informado: Maria Monteiro Silva

Sobrenome: último nome informado: Exemplo:  Maria Monteiro Silva

Nome completo: nome completo do cliente informado. Exemplo:Maria Monteiro Silva

Gênero: cliente com o gênero informado.Exemplo: feminino.

Tipo de pessoa (Física ou Jurídica): cliente com o (s) tipo (s) informado (s). Exemplo: Física.

Idade: cliente com a idade ou intervalo de idades informado, calculada com base na data de nascimento. Exemplo: entre 18 e 25.

Data de cadastro do cliente no seu sistema : cliente com data de criação do contato mais antigo na data ou período informado, no formato aaaa-mm-dd. Data de cadastro do cliente no seu sistema, é quando o cliente foi cadastrado no sistema da marca. Exemplo: menor ou igual a 31/12/2019.

Data de nascimento: cliente nascido na data ou período informado, no formato aaaa-mm-dd.Exemplo: entre 1991-01-01 e 1991-12-31.

Dia de nascimento: cliente nascido no dia do mês ou intervalo de dias informado.

Exemplo: entre 1 e 10.

Mês de nascimento: cliente nascido no mês informado.Exemplo: Abril

Ano de nascimento: cliente nascido no ano ou intervalo de anos informado. Exemplo: entre 1990 e 1992.

Aniversário em (dias): Dias faltando para o aniversário do Cliente: Exemplo: Igual a 0 (dia atual), igual a 2 (dias para o aniversário).


Endereço

Endereço - CEP: cliente com CEP (Código de Endereçamento Postal) informado no cadastro.Exemplo: 92700765

Endereço - País: cliente com o país informado no cadastro.Exemplo: Brasil.

Endereço - Estado: cliente com o estado (sigla) informado no cadastro.Exemplo: RS.

Endereço - Cidade: cliente com a cidade informada no cadastro.Exemplo: Porto Alegre.

Endereço - Bairro: cliente com o bairro informado no cadastro.Exemplo: Boa Vista.

Endereço - Logradouro: cliente com o logradouro informado no cadastro. Exemplo: Avenida Carlos Gomes, 700.


Compras

Valor da compra: cliente com pelo menos uma compra válida com o valor ou intervalo de valores informado. Exemplo: entre R$ 250 e R$ 500.

Status da compra: status da Ordem de serviço ou Status da compra do cliente conforme enviado na carga de dados. Exemplo: faturado

Já teve compra na loja: cliente com pelo menos uma compra válida na loja informada. Exemplo: Shopping Iguatemi.

Última loja de compra: cliente com última compra válida na loja informada.Exemplo: Shopping Iguatemi.

Já utilizou método de pagamento: cliente com pelo menos uma compra válida com o método de pagamento informado. Exemplo: cartão de crédito.

Data da primeira compra: cliente com primeira compra válida na data ou período informado. Exemplo: entre 01/12/2019 e 31/12/2019.

Data de compra: cliente com pelo menos uma compra válida na data ou período informado. Exemplo: entre 01/01/2020 e 31/01/2020.

Data de compra há (dias): cliente com pelo menos uma compra válida há xxx dias.

Data da última compra: cliente com última compra válida na data ou período informado. Exemplo: maior ou igual a 01/01/2020.

Última compra há (dias): cliente com última compra válida no período informado. Exemplo: há menos de 365 dias

Ticket médio do cliente: cliente com o ticket médio informado durante toda a vida, considerando apenas pedidos válidos. Exemplo: maior ou igual a R$500.

Ticket médio nos últimos 12 meses: cliente com o ticket médio informado nos últimos 12 meses, considerando apenas pedidos válidos. Exemplo: maior que R$ 750.

Receita total no período: cliente com a receita informada em pedidos válidos no período. Utilizar em conjunto com Data de compra. Exemplo: menor que R$ 1000.

Receita total do cliente: cliente com a receita informada em pedidos válidos durante toda a vida. Exemplo: maior que R$ 5000.

Receita nos últimos 12 meses: cliente com a receita informada em pedidos válidos nos últimos 12 meses.Exemplo: maior que R$ 500.

Total de compras no período: cliente com a quantidade informada de compras válidas no período. Utilizar em conjunto com Data de compra. Exemplo: maior que 5.

Total de compras do cliente: cliente com a quantidade informada de compras válidas durante toda a vida. Exemplo: maior que 10.

Total de compras do cliente nos últimos 12 meses:  cliente com a quantidade informada de compras válidas nos últimos 12 meses. Exemplo: entre 2 e 5.

Recência: cliente com a recência ou intervalo de recência informado em dias. Exemplo: maior ou igual a 180.


Produtos Comprados

Comprou produto no período - ID: cliente com pelo menos uma compra válida com o código usado para identificar produtos ID, composto por uma sequência de caracteres alfanuméricos.

Comprou produto no período - SKU: cliente com pelo menos uma compra válida com o código usado para identificar produtos SKU, composto por uma sequência de caracteres alfanuméricos. Exemplo: 1234, ou AB5789

Comprou produto no período - Código de barras: cliente com pelo menos uma compra válida com o código usado para identificar produtos cód. de barras, composto por uma sequência de caracteres alfanuméricos.

Comprou produto no período - Nome: cliente com pelo menos uma compra válida com o nome do produto informado.

Comprou produto no período - Cor: cliente com pelo menos uma compra válida do produto com a cor informada.

Comprou produto no período - Tamanho: cliente com pelo menos uma compra válida do tamanho informado. Exemplo: G.

Comprou produto no período - Categoria: cliente com pelo menos uma compra válida da categoria informada. Exemplo: acessórios.

Comprou produto no período - Subcategoria: cliente com pelo menos uma compra válida da subcategoria informada. Exemplo: Mantas

Comprou produto no período - Linha: cliente com pelo menos uma compra válida da linha informada. Exemplo: básica.

Comprou produto no período - Gênero: cliente com pelo menos uma compra válida do gênero informado. Exemplo: feminino.

Comprou produto no período - Marca: cliente com pelo menos uma compra válida da marca informada.


Encarteiramento

Loja de preferência principal - Código: cliente com a loja de preferência informada.

Exemplo: 0823.

Loja de preferência principal - Nome: cliente com a loja de preferência informada.

Exemplo: Filial 10.

Loja de preferência principal - Cluster: cliente com a loja de preferência informada.

Loja de preferência principal - País: cliente com a loja de preferência informada. Exemplo: Brasil

Loja de preferência principal - Estado: cliente com a loja de preferência informada. Exemplo: RS

Loja de preferência principal - Região: cliente com a loja de preferência informada. Exemplo: Sul

Loja de preferência principal - Cidade: cliente com a loja de preferência informada. Exemplo: Porto Alegre

Vendedor de preferência principal - Matrícula: cliente com o vendedor de preferência informado. Exemplo: 92983

Vendedor de preferência principal - Nome: cliente com o vendedor de preferência informado. Exemplo: Mariana

Vendedor de preferência principal - Nome completo: cliente com o vendedor de preferência informado. Exemplo: Mariana Casagrande


Segmentação

Grupo RFV (Recência, Frequência e Valor): cliente que pertence ou ao (s) grupo (s) RFV informado (s). Exemplo: VIPs. Esse campo ainda olha somente o RFV padrão do Oto.

Já participou de audiência importada para o Oto: cliente que pertence a uma audiência existente. Exemplo: Aniversariantes de setembro. Essa condição é utilizada em audiências que foram importadas para o Oto.

Labels: cliente que pertence a uma label existente. Exemplo: Clientes que compraram Jeans.

Personas: cliente que pertence a uma persona existente.Exemplo:Inativos High Potential

Status do cliente (ativo, inativo, perdido ou prospect): cliente que tem o status informado. Exemplo: ativos.

Tipo de cliente(On, Off ou Omni): cliente com o (s) tipo (s) informado (s). Exemplo: On, Off ou Omni.


Ações e Campanhas

Recebeu algum contato há (dias): clientes que receberam contato no período informado. Exemplo: há menos de 7 dias

Recebeu algum contato da campanha há (dias): clientes que receberam contato de uma campanha existente no período informado. Exemplo: Aniversariantes >> há menos de 7 dias.

Recebeu algum contato da ação há (dias): clientes que receberam contato de uma Ação existente no período informado. Exemplo: Verão>> há mais de 30 dias.


Site

(Essas condições utilizam Oto Tags) 

Site> Dispositivo da visita: cliente com pelo menos uma visita com o tipo de dispositivo informado. Exemplo: mobile.

Site > Data da última visita:cliente cuja última visita ao site ocorreu na data ou período informado. Exemplo: entre 01/01/2020 e 31/01/2020.

Site > Dias desde a última visita: cliente cuja última visita ocorreu há uma quantidade de dias informada.Exemplo: maior que 90 dias.

Site > Origem de tráfego > Origem: cliente cuja origem da visita ocorreu via link da campanha informada. Exemplo: Blackfriday.


Site > Origem de tráfego > Mídia: cliente cuja origem da visita ocorreu via link da mídia informada. Exemplo: email.

Site > Origem de tráfego > Campanha: cliente cuja origem da visita ocorreu via link da campanha informada. Exemplo: Blackfriday.

Site > Página de saída: cliente cuja última página de visita ocorreu na página informada.Exemplo: https://www.otocrm.com.br/ 

Site > Página de destino: cliente cuja primeira página de visita ocorreu na página informada.Exemplo: https://www.otocrm.com.br/

Site > URL da página: cliente que visitou a página informada.Exemplo: https://www.otocrm.com.br/

Abandono de carrinho há (dias): clientes que abandonaram o carrinho de compras.  Exemplo: há 1 dia

Abandono de categoria há (dias): clientes que exploraram categorias de produtos no site, sem concluir uma compra.Exemplo: há 1 dia

Abandono de checkout há (dias): clientes que alcançaram a etapa de checkout, com produtos no carrinho, mas não completaram a compra. Exemplo: há 2 dias

Abandono de navegação há (dias): Identifica clientes que visitaram o site, mas não efetuaram uma compra. Exemplo: há 3 dias


Cashback

Cashback > Próximo vencimento em (dias): dias para o vencimento do próximo valor expirar. Exemplo: 2 dias

Cashback > Próximo vencimento (data): clientes com data informada que tem o próximo valor para expirar. Exemplo: Entre 01/01/2024 e 05/01/2024

Cashback > Próximo vencimento (valor): clientes com valor informado para expirar. Exemplo: Maior que R$50.

Cashback > Saldo disponível: clientes com saldo disponível para cashback. Exemplo: maior que R$200.

Cashback > Total acumulado: clientes com saldo total acumulado disponível para cashback. Exemplo: menor ou igual a R$100.

Cashback Oto > Saldo total já utilizado: clientes com saldo total utilizado em cashback. Exemplo: diferente de R$0

Cashback Oto > Quantidade de compras usando saldo: clientes com quantidade de compras utilizado em cashback. 


Email Marketing

Entregabilidade de email: cliente cujo email tem o status de entregabilidade informado. Exemplo: deliverable.

Email > Recebeu a campanha há (dias): cliente que recebeu uma campanha de email na data ou período informado. Para especificar a campanha, pode ser utilizado em conjunto com Email > Recebeu a campanha. Exemplo: entre 01/01/2020 e 31/01/2020.

Email > Abriu a campanha há (dias): cliente que abriu uma campanha de email há uma quantidade de dias informada. Para especificar a campanha, pode ser utilizado em conjunto com Email > Abriu a campanha.

Email > Último envio em: cliente cujo último envio de email ocorreu na data ou período informado.Exemplo: entre 01/01/2020 e 31/01/2020.

Email > Última abertura em: cliente cuja última abertura de email ocorreu na data ou período informado. Exemplo: entre 01/01/2020 e 31/01/2020.

Email > Último clique em: cliente cujo último clique de email ocorreu na data ou período informado. Exemplo: entre 01/01/2020 e 31/01/2020.

Email > Recebeu a campanha: para incluir a restrição de data, pode ser utilizado em conjunto com Email > Recebeu a campanha na data.

Email > Abriu a campanha:cliente que abriu uma campanha de email na data ou período informado. Para especificar a campanha, pode ser utilizado em conjunto com Email > Abriu a campanha.Exemplo: entre 01/01/2020 e 31/01/2020.

Email > Clicou na campanha: cliente que abriu uma campanha de email na data ou período informado. Para especificar a campanha, pode ser utilizado em conjunto com Email > Clicou na campanha.Exemplo: entre 01/01/2020 e 31/01/2020.

Email > Clicou na campanha há (dias): cliente que clicou em uma campanha de email há uma quantidade de dias informada. Para especificar a campanha, pode ser utilizado em conjunto com Email > Clicou na campanha.Exemplo: maior que 90.


SMS

SMS > Último envio em: cliente cuja última envio de SMS ocorreu na data ou período informado. Exemplo: entre 01/01/2020 e 31/01/2020.

SMS > Recebeu a campanha: cliente que recebeu a campanha de SMS informada. Para incluir a restrição de data, pode ser utilizado em conjunto com SMS > Recebeu na campanha há (dias) ou SMS > Recebeu na campanha na data.Exemplo: Aniversariantes de setembro.

SMS > Recebeu a campanha há (dias): cliente que recebeu uma campanha de SMS há uma quantidade de dias informada. Para especificar a campanha, pode ser utilizado em conjunto com SMS > Recebeu a campanha. Exemplo: maior que 90.

SMS > Clicou na campanha: cliente que clicou em um link do SMS da campanha informada. Para incluir a restrição de data, pode ser utilizado em conjunto com SMS > Clicou na campanha há (dias) ou SMS > Clicou na campanha na data. Exemplo: Aniversariantes de setembro.

SMS > Clicou na campanha há (dias): cliente que clicou em um link do SMS da campanha há uma quantidade de dias informada. Para especificar a campanha, pode ser utilizado em conjunto com SMS > Clicou na campanha.

Entregabilidade mobile (SMS e ligação)  cliente cujo SMS ou ligação tem o status de entregabilidade informado.


Campos customizados

Com este campo, sua marca pode enviar informações adicionais sobre contatos, lojas e pedidos ao Oto, para personalizar ainda mais sua experiência e de seus vendedores na plataforma.  

Para utilizá-lo deverá ser preenchido um novo campo na carga de dados, sem essa configuração, o Oto não tem a informação de quais serão as finalidades do campo.

.Quer saber mais sobre campos customizados?  Acesse nosso artigo sobre a configuração.




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