Critérios do segmentador de audiências
Trazemos neste artigo um apoio na construção de suas audiências, pois é através delas que decidimos quais clientes serão abordados pelas campanhas.
Utilizamos os critérios abaixo para formar a segmentação de pessoas, estes dados podem ser exportados, ou utilizados para serem vinculados a uma campanha.
Dica do Oto! Se você procura um critério específico, de um “ctrl F” na página, você encontrará facilmente a condição que precisa.
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Contato
Telefone celular (tamanho):cliente com o telefone celular informado, o tamanho correto para que o cliente possa ser contatado pelo Whatsapp é de 13 dígitos (DDI+DDD+Telefone) Exemplo: 51999999999.
Telefone fixo: cliente com o telefone fixo informado. Exemplo: 5133333333.
Endereço de email: cliente com o email informado.Exemplo: cliente@pmweb.com.br.
Permissão whatsapp: cliente cujo WhatsApp tem a permissão informada.
Permissão mobile (SMS e Ligação): cliente cujo telefone celular tem a permissão informada. Exemplo: opt-in.
Permissão de email: cliente cujo email tem a permissão informada. Exemplo: opt-in.
Identificação
Id do cliente: customer_ID, clientes com ID informado. utilizado em marcas que tenham integração com Responsys configurada (Salesforce ou Wake não disponível). É o código de identificação que a marca envia para o Oto. É uma decisão da marca qual código vai ser enviado. Existem marcas que utilizam o cpf, existem outras que utilizam um código interno próprio
Número de documento: clientes com número de documento informado, geralmente CPF ou RG.
Responsys Interact ID: RIID informado, utilizado em marcas que tenham integração com Responsys configurada.
Informações Pessoais
Primeiro nome: primeiro nome do Cliente Informado: Exemplo: Maria
Nome do meio: sobrenome do meio informado: Maria Monteiro Silva
Sobrenome: último nome informado: Exemplo: Maria Monteiro Silva
Nome completo: nome completo do cliente informado. Exemplo:Maria Monteiro Silva
Gênero: cliente com o gênero informado.Exemplo: feminino.
Tipo de pessoa (Física ou Jurídica): cliente com o (s) tipo (s) informado (s). Exemplo: Física.
Idade: cliente com a idade ou intervalo de idades informado, calculada com base na data de nascimento. Exemplo: entre 18 e 25.
Data de cadastro do cliente no seu sistema : cliente com data de criação do contato mais antigo na data ou período informado, no formato aaaa-mm-dd. Data de cadastro do cliente no seu sistema, é quando o cliente foi cadastrado no sistema da marca. Exemplo: menor ou igual a 31/12/2019.
Data de nascimento: cliente nascido na data ou período informado, no formato aaaa-mm-dd.Exemplo: entre 1991-01-01 e 1991-12-31.
Dia de nascimento: cliente nascido no dia do mês ou intervalo de dias informado.
Exemplo: entre 1 e 10.
Mês de nascimento: cliente nascido no mês informado.Exemplo: Abril
Ano de nascimento: cliente nascido no ano ou intervalo de anos informado. Exemplo: entre 1990 e 1992.
Aniversário em (dias): Dias faltando para o aniversário do Cliente: Exemplo: Igual a 0 (dia atual), igual a 2 (dias para o aniversário).
Endereço
Endereço - CEP: cliente com CEP (Código de Endereçamento Postal) informado no cadastro.Exemplo: 92700765
Endereço - País: cliente com o país informado no cadastro.Exemplo: Brasil.
Endereço - Estado: cliente com o estado (sigla) informado no cadastro.Exemplo: RS.
Endereço - Cidade: cliente com a cidade informada no cadastro.Exemplo: Porto Alegre.
Endereço - Bairro: cliente com o bairro informado no cadastro.Exemplo: Boa Vista.
Endereço - Logradouro: cliente com o logradouro informado no cadastro. Exemplo: Avenida Carlos Gomes, 700.
Compras
Valor da compra: cliente com pelo menos uma compra válida com o valor ou intervalo de valores informado. Exemplo: entre R$ 250 e R$ 500.
Status da compra: status da Ordem de serviço ou Status da compra do cliente conforme enviado na carga de dados. Exemplo: faturado
Já teve compra na loja: cliente com pelo menos uma compra válida na loja informada. Exemplo: Shopping Iguatemi.
Última loja de compra: cliente com última compra válida na loja informada.Exemplo: Shopping Iguatemi.
Já utilizou método de pagamento: cliente com pelo menos uma compra válida com o método de pagamento informado. Exemplo: cartão de crédito.
Data da primeira compra: cliente com primeira compra válida na data ou período informado. Exemplo: entre 01/12/2019 e 31/12/2019.
Data de compra: cliente com pelo menos uma compra válida na data ou período informado. Exemplo: entre 01/01/2020 e 31/01/2020.
Data de compra há (dias): cliente com pelo menos uma compra válida há xxx dias.
Data da última compra: cliente com última compra válida na data ou período informado. Exemplo: maior ou igual a 01/01/2020.
Última compra há (dias): cliente com última compra válida no período informado. Exemplo: há menos de 365 dias
Ticket médio do cliente: cliente com o ticket médio informado durante toda a vida, considerando apenas pedidos válidos. Exemplo: maior ou igual a R$500.
Ticket médio nos últimos 12 meses: cliente com o ticket médio informado nos últimos 12 meses, considerando apenas pedidos válidos. Exemplo: maior que R$ 750.
Receita total no período: cliente com a receita informada em pedidos válidos no período. Utilizar em conjunto com Data de compra. Exemplo: menor que R$ 1000.
Receita total do cliente: cliente com a receita informada em pedidos válidos durante toda a vida. Exemplo: maior que R$ 5000.
Receita nos últimos 12 meses: cliente com a receita informada em pedidos válidos nos últimos 12 meses.Exemplo: maior que R$ 500.
Total de compras no período: cliente com a quantidade informada de compras válidas no período. Utilizar em conjunto com Data de compra. Exemplo: maior que 5.
Total de compras do cliente: cliente com a quantidade informada de compras válidas durante toda a vida. Exemplo: maior que 10.
Total de compras do cliente nos últimos 12 meses: cliente com a quantidade informada de compras válidas nos últimos 12 meses. Exemplo: entre 2 e 5.
Recência: cliente com a recência ou intervalo de recência informado em dias. Exemplo: maior ou igual a 180.
Produtos Comprados
Comprou produto no período - ID: cliente com pelo menos uma compra válida com o código usado para identificar produtos ID, composto por uma sequência de caracteres alfanuméricos.
Comprou produto no período - SKU: cliente com pelo menos uma compra válida com o código usado para identificar produtos SKU, composto por uma sequência de caracteres alfanuméricos. Exemplo: 1234, ou AB5789
Comprou produto no período - Código de barras: cliente com pelo menos uma compra válida com o código usado para identificar produtos cód. de barras, composto por uma sequência de caracteres alfanuméricos.
Comprou produto no período - Nome: cliente com pelo menos uma compra válida com o nome do produto informado.
Comprou produto no período - Cor: cliente com pelo menos uma compra válida do produto com a cor informada.
Comprou produto no período - Tamanho: cliente com pelo menos uma compra válida do tamanho informado. Exemplo: G.
Comprou produto no período - Categoria: cliente com pelo menos uma compra válida da categoria informada. Exemplo: acessórios.
Comprou produto no período - Subcategoria: cliente com pelo menos uma compra válida da subcategoria informada. Exemplo: Mantas
Comprou produto no período - Linha: cliente com pelo menos uma compra válida da linha informada. Exemplo: básica.
Comprou produto no período - Gênero: cliente com pelo menos uma compra válida do gênero informado. Exemplo: feminino.
Comprou produto no período - Marca: cliente com pelo menos uma compra válida da marca informada.
Encarteiramento
Loja de preferência principal - Código: cliente com a loja de preferência informada.
Exemplo: 0823.
Loja de preferência principal - Nome: cliente com a loja de preferência informada.
Exemplo: Filial 10.
Loja de preferência principal - Cluster: cliente com a loja de preferência informada.
Loja de preferência principal - País: cliente com a loja de preferência informada. Exemplo: Brasil
Loja de preferência principal - Estado: cliente com a loja de preferência informada. Exemplo: RS
Loja de preferência principal - Região: cliente com a loja de preferência informada. Exemplo: Sul
Loja de preferência principal - Cidade: cliente com a loja de preferência informada. Exemplo: Porto Alegre
Vendedor de preferência principal - Matrícula: cliente com o vendedor de preferência informado. Exemplo: 92983
Vendedor de preferência principal - Nome: cliente com o vendedor de preferência informado. Exemplo: Mariana
Vendedor de preferência principal - Nome completo: cliente com o vendedor de preferência informado. Exemplo: Mariana Casagrande
Segmentação
Grupo RFV (Recência, Frequência e Valor): cliente que pertence ou ao (s) grupo (s) RFV informado (s). Exemplo: VIPs. Esse campo ainda olha somente o RFV padrão do Oto.
Já participou de audiência importada para o Oto: cliente que pertence a uma audiência existente. Exemplo: Aniversariantes de setembro. Essa condição é utilizada em audiências que foram importadas para o Oto.
Labels: cliente que pertence a uma label existente. Exemplo: Clientes que compraram Jeans.
Personas: cliente que pertence a uma persona existente.Exemplo:Inativos High Potential
Status do cliente (ativo, inativo, perdido ou prospect): cliente que tem o status informado. Exemplo: ativos.
Tipo de cliente(On, Off ou Omni): cliente com o (s) tipo (s) informado (s). Exemplo: On, Off ou Omni.
Ações e Campanhas
Recebeu algum contato há (dias): clientes que receberam contato no período informado. Exemplo: há menos de 7 dias
Recebeu algum contato da campanha há (dias): clientes que receberam contato de uma campanha existente no período informado. Exemplo: Aniversariantes >> há menos de 7 dias.
Recebeu algum contato da ação há (dias): clientes que receberam contato de uma Ação existente no período informado. Exemplo: Verão>> há mais de 30 dias.
Site
(Essas condições utilizam Oto Tags)
Site> Dispositivo da visita: cliente com pelo menos uma visita com o tipo de dispositivo informado. Exemplo: mobile.
Site > Data da última visita:cliente cuja última visita ao site ocorreu na data ou período informado. Exemplo: entre 01/01/2020 e 31/01/2020.
Site > Dias desde a última visita: cliente cuja última visita ocorreu há uma quantidade de dias informada.Exemplo: maior que 90 dias.
Site > Origem de tráfego > Origem: cliente cuja origem da visita ocorreu via link da campanha informada. Exemplo: Blackfriday.
Site > Origem de tráfego > Mídia: cliente cuja origem da visita ocorreu via link da mídia informada. Exemplo: email.
Site > Origem de tráfego > Campanha: cliente cuja origem da visita ocorreu via link da campanha informada. Exemplo: Blackfriday.
Site > Página de saída: cliente cuja última página de visita ocorreu na página informada.Exemplo: https://www.otocrm.com.br/
Site > Página de destino: cliente cuja primeira página de visita ocorreu na página informada.Exemplo: https://www.otocrm.com.br/
Site > URL da página: cliente que visitou a página informada.Exemplo: https://www.otocrm.com.br/
Abandono de carrinho há (dias): clientes que abandonaram o carrinho de compras. Exemplo: há 1 dia
Abandono de categoria há (dias): clientes que exploraram categorias de produtos no site, sem concluir uma compra.Exemplo: há 1 dia
Abandono de checkout há (dias): clientes que alcançaram a etapa de checkout, com produtos no carrinho, mas não completaram a compra. Exemplo: há 2 dias
Abandono de navegação há (dias): Identifica clientes que visitaram o site, mas não efetuaram uma compra. Exemplo: há 3 dias
Cashback
Cashback > Próximo vencimento em (dias): dias para o vencimento do próximo valor expirar. Exemplo: 2 dias
Cashback > Próximo vencimento (data): clientes com data informada que tem o próximo valor para expirar. Exemplo: Entre 01/01/2024 e 05/01/2024
Cashback > Próximo vencimento (valor): clientes com valor informado para expirar. Exemplo: Maior que R$50.
Cashback > Saldo disponível: clientes com saldo disponível para cashback. Exemplo: maior que R$200.
Cashback > Total acumulado: clientes com saldo total acumulado disponível para cashback. Exemplo: menor ou igual a R$100.
Cashback Oto > Saldo total já utilizado: clientes com saldo total utilizado em cashback. Exemplo: diferente de R$0
Cashback Oto > Quantidade de compras usando saldo: clientes com quantidade de compras utilizado em cashback.
Email Marketing
Entregabilidade de email: cliente cujo email tem o status de entregabilidade informado. Exemplo: deliverable.
Email > Recebeu a campanha há (dias): cliente que recebeu uma campanha de email na data ou período informado. Para especificar a campanha, pode ser utilizado em conjunto com Email > Recebeu a campanha. Exemplo: entre 01/01/2020 e 31/01/2020.
Email > Abriu a campanha há (dias): cliente que abriu uma campanha de email há uma quantidade de dias informada. Para especificar a campanha, pode ser utilizado em conjunto com Email > Abriu a campanha.
Email > Último envio em: cliente cujo último envio de email ocorreu na data ou período informado.Exemplo: entre 01/01/2020 e 31/01/2020.
Email > Última abertura em: cliente cuja última abertura de email ocorreu na data ou período informado. Exemplo: entre 01/01/2020 e 31/01/2020.
Email > Último clique em: cliente cujo último clique de email ocorreu na data ou período informado. Exemplo: entre 01/01/2020 e 31/01/2020.
Email > Recebeu a campanha: para incluir a restrição de data, pode ser utilizado em conjunto com Email > Recebeu a campanha na data.
Email > Abriu a campanha:cliente que abriu uma campanha de email na data ou período informado. Para especificar a campanha, pode ser utilizado em conjunto com Email > Abriu a campanha.Exemplo: entre 01/01/2020 e 31/01/2020.
Email > Clicou na campanha: cliente que abriu uma campanha de email na data ou período informado. Para especificar a campanha, pode ser utilizado em conjunto com Email > Clicou na campanha.Exemplo: entre 01/01/2020 e 31/01/2020.
Email > Clicou na campanha há (dias): cliente que clicou em uma campanha de email há uma quantidade de dias informada. Para especificar a campanha, pode ser utilizado em conjunto com Email > Clicou na campanha.Exemplo: maior que 90.
SMS
SMS > Último envio em: cliente cuja última envio de SMS ocorreu na data ou período informado. Exemplo: entre 01/01/2020 e 31/01/2020.
SMS > Recebeu a campanha: cliente que recebeu a campanha de SMS informada. Para incluir a restrição de data, pode ser utilizado em conjunto com SMS > Recebeu na campanha há (dias) ou SMS > Recebeu na campanha na data.Exemplo: Aniversariantes de setembro.
SMS > Recebeu a campanha há (dias): cliente que recebeu uma campanha de SMS há uma quantidade de dias informada. Para especificar a campanha, pode ser utilizado em conjunto com SMS > Recebeu a campanha. Exemplo: maior que 90.
SMS > Clicou na campanha: cliente que clicou em um link do SMS da campanha informada. Para incluir a restrição de data, pode ser utilizado em conjunto com SMS > Clicou na campanha há (dias) ou SMS > Clicou na campanha na data. Exemplo: Aniversariantes de setembro.
SMS > Clicou na campanha há (dias): cliente que clicou em um link do SMS da campanha há uma quantidade de dias informada. Para especificar a campanha, pode ser utilizado em conjunto com SMS > Clicou na campanha.
Entregabilidade mobile (SMS e ligação) cliente cujo SMS ou ligação tem o status de entregabilidade informado.
Campos customizados
Com este campo, sua marca pode enviar informações adicionais sobre contatos, lojas e pedidos ao Oto, para personalizar ainda mais sua experiência e de seus vendedores na plataforma.
Para utilizá-lo deverá ser preenchido um novo campo na carga de dados, sem essa configuração, o Oto não tem a informação de quais serão as finalidades do campo.
.Quer saber mais sobre campos customizados? Acesse nosso artigo sobre a configuração.
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